quinta-feira, 4 de março de 2010

O Fim do Livro de Papel.


 Bem Vindos à Era Digital.
 Parecia que a tecnologia estava em todos os lugares, mas você estava enganado. A tecnologia ainda não dominou seus Livros, Revistas e Jornais. Ainda não. Mas, acredite, ela chega cada dia mais perto de conseguir. Tudo começou quando a Amazon, criou o Kindle, um 'livro digital' que permitia você comprar livros pela internet e ler pelo seu aparelho. Depois foi tudo se revolucionando e a pouco tempo atrás, Steven Jobs, criou o I-Pad (figura acima). 

 O Kindle, confortavel para a leitura, porém tinha que se apertar botões para mudar de página. Contra I-Pad, desconfortavel para leitura, mas com uma ótima tecnologia Touch-Screen. Agora só falta a empresa consagrada conseguir juntar esses dois aspectos e vivenciaremos então O Fim da Era do Livro de Papel.
 "Ótimo" tentei me convencer. Mas a verdade é que ainda não me convenci. Eu gosto de sentir o cheiro do papel de livro novo, eu gosto de segurar a pagina, gosto de colocar todos eles numa estante em ordem e admirar o arco-íris que eles formam. 
 Por que realmente eu acredito que um coisa da Tecnologia é que o entusiasmo passa rápido. Não sei se acontece com vocês, mas sempre que eu compro um aparelho eletrônico novo eu fico eufórica, passo horas apreciando. E depois de dois ou três dias você não liga mais. Com o livro para mim é diferente, anos depois ainda consigo pegar um livro na prateleira e ficar horas a fio olhando para ele, só admirando por ter ele ali, eu tenho orgulho de olhar para uma prateleira e falar (ou até mesmo PENSAR) que eu já li todos aqueles livros.
 Mas, eu realmente estou tentando mudar meu ponto de vista, eu acho que embora eu seja apegada aos meus livros de papel, que eu não vou simplesmente jogar fora, eu tento pensar o quanto o E-Reader vai ajudar o mundo. Embora todos talvez estejam pensando como vai ser fácil e pratico, a primeira coisa que eu pensei, foi como vai ajudar a natureza. Imagine quantas árvores vão deixar de ser cortadas. E o preço também vai ser melhor, afinal, não vai ser necessário a impressão. 
 E o que vai acontecer com as livrarias e bibliotecas? Acho que elas tem duas opções. Ou fecham as portas, ou começam a vender em cartões de memória ou algo assim.
 E o mundo evolui para atender as necessidades do ser humano e do planeta, e acredite, nem tudo mundo fica completamente feliz com isso.

0 comentários:

Postar um comentário